Na véspera da premiação, os jornalistas Leonardo Bertozzi e Paulo Calçade analisaram a disputa. Enquanto um aposta na força da Champions com Dembélé, o outro exalta o “fenômeno” Lamine Yamal. O brasileiro Raphinha foi unanimidade entre os três melhores.
A poucas horas de conhecermos o melhor jogador do mundo na temporada 2024/25, o debate sobre o grande favorito à Bola de Ouro segue intenso. Em análise para o Lance!, os renomados jornalistas da ESPN, Leonardo Bertozzi e Paulo Calçade, deram seus palpites e, apesar de concordarem sobre os três finalistas, divergiram sobre quem levará o troféu para casa.
Enquanto Bertozzi aposta em Ousmane Dembélé, do PSG, Calçade acredita no jovem Lamine Yamal, do Barcelona. O ponto em comum foi a presença do brasileiro Raphinha no pódio de ambos.
O Palpite de Leonardo Bertozzi: A Força da Champions com Dembélé
Para Bertozzi, o título da Champions League conquistado pelo PSG coloca seu principal destaque individual como o grande favorito.
“O grande favorito é o Ousmane Dembélé. Temos sempre que olhar, em um ano que não tem grandes competições de Seleções, para a Champions League. (…) Se tivesse que destacar um protagonista individual, seria o Dembélé. Foi a melhor temporada da carreira dele”, analisou Bertozzi.
Ele acredita que Raphinha e Lamine Yamal, por atuarem no mesmo time, devem “dividir votos”, o que pode prejudicar as chances de ambos na disputa pelo primeiro lugar.
O Palpite de Paulo Calçade: O Fenômeno Lamine Yamal
Já Paulo Calçade aposta na força do fenômeno espanhol do Barcelona, que encantou o mundo na temporada.
“Acredito que o Lamine Yamal vai levar. É um menino que é fenômeno. Jogou um futebol enorme e decisivo. Em Barcelona só tem camisa dele, ele é uma febre, e entendo que ele vai ganhar”, afirmou Calçade.
O pódio de Paulo Calçade ficou assim: 1º Lamine Yamal, 2º Raphinha e 3º Dembélé.
Guia da Premiação: Bola de Ouro 2025
- O que é: 69ª edição da cerimônia que premia os melhores do futebol na temporada.
- Data e Horário: Hoje, segunda-feira, 22 de setembro, a partir das 16h (de Brasília).
- Onde assistir ao vivo: TNT (TV fechada).