Jogador atuará pela Seleção na altitude da Bolívia na noite desta terça-feira (9), menos de 24 horas antes do duelo decisivo no Maracanã. Participação dependerá do desgaste físico, e Ceni já pensa em substituto.
O Bahia vive um grande dilema para o jogo mais importante de sua história recente. O volante Jean Lucas, um dos pilares da equipe, é dúvida e tem chances remotas de enfrentar o Fluminense na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (10), às 19h, no Maracanã.
O motivo é a complexa logística envolvendo sua participação na Seleção Brasileira. O jogador está com a delegação na Bolívia para o último jogo das Eliminatórias, que acontece na noite desta terça-feira (9), em La Paz, a mais de 4.000 metros de altitude.
O Dilema: Altitude e Menos de 24 Horas de Descanso
A participação de Jean Lucas na decisão virou um quebra-cabeça para a comissão técnica de Rogério Ceni. O cenário é desafiador:
- Terça-feira, 20h30: Jogo pela Seleção Brasileira contra a Bolívia, em El Alto.
- Quarta-feira, 19h: Jogo decisivo pelo Bahia contra o Fluminense, no Maracanã.
Com menos de 24 horas entre o fim de uma partida e o início da outra, somado ao enorme desgaste físico gerado pela altitude, a presença do volante em campo é considerada improvável, especialmente se ele atuar por muitos minutos pela Seleção, como prometido pelo técnico Carlo Ancelotti.

“Quero Jogar Todas”: A Vontade do Atleta
Apesar do cenário adverso, o jogador já expressou seu enorme desejo de estar em campo para ajudar o Bahia na busca pela vaga.
“Sempre quero estar em campo com a camisa do Bahia. Estou muito feliz aqui e quero jogar todas as partidas possíveis. Vamos fazer de tudo para que eu esteja em campo”, disse Jean Lucas em entrevista recente.
O volante retornará ao Rio de Janeiro em voo fretado com a delegação brasileira durante a madrugada de quarta-feira e se juntará ao grupo do Bahia, mas sua escalação dependerá de uma avaliação física horas antes do jogo.
Em Busca de uma Semifinal Inédita
A partida é histórica para o Bahia. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, o Tricolor joga por um empate para chegar a uma semifinal de Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. Caso Jean Lucas não possa atuar, o uruguaio Nicolás Acevedo é o substituto mais provável.