Após o revés de 1 a 0 para a Bolívia, o técnico italiano fez questão de valorizar a dedicação física dos jogadores nas condições extremas de El Alto, mas não deixou de criticar sutilmente o pênalti que decidiu a partida.
Na análise de sua primeira derrota no comando da Seleção Brasileira, o técnico Carlo Ancelotti optou por focar nos pontos positivos. Mesmo após o revés de 1 a 0 para a Bolívia, na noite de terça-feira (9), o treinador italiano fez questão de valorizar o que viu como um grande esforço de seus jogadores para superar as dificuldades de atuar na altitude de mais de 4 mil metros de El Alto.
O treinador, no entanto, também deixou uma crítica sutil à arbitragem de vídeo pela marcação do pênalti que resultou no único gol da partida.
O Ponto Positivo: “Esforço Tremendo” na Altitude
Em sua primeira experiência como técnico em um jogo em altitude extrema, Ancelotti reconheceu a enorme dificuldade da partida e elogiou a entrega física do elenco, que foi escalado com muitas mudanças.
“De positivo no jogo de hoje, vi o esforço do time, dos jogadores, porque é muito difícil jogar aqui. Isso já se sabia. Os jogadores fizeram um esforço tremendo, o jogo foi muito complicado, difícil”, analisou o comandante em sua entrevista coletiva.
A Alfinetada no VAR
Apesar de manter a calma, Ancelotti mostrou seu descontentamento com o lance que decidiu o jogo: o pênalti de Bruno Guimarães, marcado após consulta ao VAR.
“Pelo que a equipe fez nos jogos, tenho máxima confiança no time em fazer um Mundial com êxito, lutar todos os jogos. O jogo de hoje foi muito especial em todos os sentidos. O VAR deu um pênalti…. são coisas que podem melhorar”, finalizou, em tom crítico.
Mesmo com a derrota, que fez o Brasil terminar as Eliminatórias na quinta posição, o treinador reafirmou a confiança no grupo para a Copa do Mundo de 2026.