Com um cartão vermelho para cada lado e gol de pênalti convertido pelo seu artilheiro, a seleção equatoriana venceu a líder Argentina, que jogou sem Messi, na última rodada da competição.
Na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o Equador fez valer o mando de campo e derrotou a Argentina por 1 a 0, em uma partida quente e disputada no Estádio Monumental de Guayaquil. O gol da vitória foi marcado pelo artilheiro Enner Valencia, em cobrança de pênalti no final do primeiro tempo.
O jogo foi marcado por lances ríspidos e duas expulsões, uma para cada lado. Mesmo com as duas seleções já classificadas para a Copa do Mundo, o clima de rivalidade prevaleceu em campo.
Análise do Jogo: Expulsões, VAR e Gol Decisivo
A partida, truncada no início, mudou de figura aos 30 minutos do primeiro tempo. O zagueiro argentino Nicolás Otamendi foi expulso com cartão vermelho direto após cometer uma falta em Enner Valencia, sendo o último homem da defesa.
Com um jogador a mais, o Equador intensificou a pressão e, nos acréscimos, após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti por um toque de cotovelo de Tagliafico em Preciado. Aos 59 minutos, Enner Valencia bateu com categoria e abriu o placar.
A vantagem numérica equatoriana, no entanto, durou pouco. Logo aos quatro minutos do segundo tempo, o volante Moisés Caicedo recebeu o segundo cartão amarelo e também foi expulso, deixando as duas equipes com 10 jogadores. Com mais espaços, o jogo ficou aberto, mas apesar de uma pressão final da Argentina, que jogou sem Lionel Messi, poupado, o placar não foi mais alterado.
Como Ficaram as Eliminatórias
- Argentina: Mesmo com a derrota, encerrou a competição na liderança isolada, com 38 pontos.
- Equador: Com a vitória, a seleção garantiu a 4ª posição, com 29 pontos.
Ficha Técnica: Equador 1 x 0 Argentina
- Competição: 18ª Rodada – Eliminatórias da Copa do Mundo 2026
- Data e Horário: Terça-feira, 09/09/2025 – 20h (de Brasília)
- Local: Estádio Monumental de Guayaquil, Equador
- Gol: Enner Valencia (59’/1ºT) para o Equador
- Cartões Vermelhos: Otamendi (ARG) e Moisés Caicedo (EQU)
- Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
- EQUADOR: Galíndez; Ordóñez, Pacho, Alan Franco e Hincapié; Moisés Caicedo, Vite e Preciado (Yeboah); Plata (Kevin Rodriguez), Angulo (Alcívar) e Enner Valencia (Kendry Paez). Técnico: Sebastián Beccacece.
- ARGENTINA: E. Martínez; Montiel (Molina), Balerdi, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Paredes (Mastantuono) e Mac Allister; Nico González, Simeone (Julián Álvarez) e Lautaro Martínez. Técnico: Lionel Scaloni.