Capitão da França fez um forte desabafo em entrevista coletiva, afirmando que é impossível manter o alto nível com o excesso de partidas e que a questão principal é a falta de tempo para recuperação dos atletas.
O atacante Kylian Mbappé, capitão da seleção da França, fez duras críticas ao calendário do futebol mundial. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (4), véspera da estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo, o craque do Real Madrid questionou a viabilidade de se manter em alto nível com o número excessivo de partidas.
“Não sei se estamos preparados para jogar uma temporada de 60 jogos”, disparou Mbappé, que argumentou que nem os maiores jogadores da história conseguiram manter a performance máxima com um volume tão grande de jogos.
“Não é uma questão de jogos, mas sim de recuperação”: O Desabafo
Para Mbappé, o problema central não é a quantidade de partidas, mas a falta de tempo para a recuperação física e mental dos atletas. Ele classificou a última temporada como um “completo desnorteamento”.
“Eu assisto a muitos jogos e não me lembro de ter visto um único jogador disputar mais de 60 partidas de alto nível. Sempre haverá jogos em que você rende um pouco menos”, afirmou o craque. “Entendo as pessoas em seus sofás que querem assistir a muitos jogos. Só precisamos de um pouco mais de descanso para podermos voltar. Não é uma questão de jogos, mas sim de recuperação”, completou.
A Evolução como Capitão da França
Além de abordar o calendário, Mbappé também comentou sobre seu amadurecimento como líder dos Bleus, especialmente após a final da Copa do Mundo de 2022 contra a Argentina.
“Amadureci como capitão. Entendo melhor certas coisas. Tento ser diplomático, ajudar meus companheiros e dar liberdade e participação a alguns jogadores que agora são pesos pesados no vestiário”, explicou o atacante.
A França nas Eliminatórias
A seleção francesa inicia sua campanha no Grupo D das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 nesta semana.
- Sexta-feira (5): Ucrânia x França
- Terça-feira (9): França x Islândia