Para o jornalista do UOL, a atuação desastrosa no clássico, que culminou no afastamento do árbitro pela CBF, muda para sempre a trajetória do catarinense, que era considerado um dos principais do país.
A carreira do árbitro Ramon Abatti Abel nunca mais será a mesma após sua atuação polêmica no clássico entre São Paulo e Palmeiras. A análise contundente é do jornalista Arnaldo Ribeiro, do UOL, que afirmou que os erros cometidos no MorumBis no último domingo (5) deixarão uma marca permanente na trajetória do juiz.
A crítica do comentarista ganha ainda mais peso com a notícia de que a CBF decidiu afastar o árbitro de suas próximas escalas como consequência direta da má performance no Choque-Rei.
A Análise de Arnaldo Ribeiro
Para o jornalista, a credibilidade de Ramon Abatti Abel, que tem escudo da FIFA e era visto como um dos principais nomes da arbitragem brasileira, foi irremediavelmente abalada.
“O caso do domingo eu acho muito à parte. O árbitro do campo, o Ramon Abatti Abel, era o principal árbitro do país até então — não será mais depois de domingo. Essa é uma consequência. A carreira dele ficará marcada por esse jogo”, cravou Arnaldo Ribeiro durante o programa UOL News Esporte.

O Estopim: A Polêmica no Choque-Rei
A fúria do São Paulo e a repercussão negativa se concentraram em um lance capital: um pênalti claro não marcado em Gonzalo Tapia quando o time da casa vencia o jogo por 2 a 0. O árbitro de campo não marcou, e o VAR não recomendou a revisão do lance.
Após o erro, o Palmeiras reagiu e conseguiu uma virada histórica por 3 a 2, o que, na visão dos são-paulinos, teve interferência direta da arbitragem.
A atuação de Ramon Abatti Abel gerou uma onda de protestos da diretoria do São Paulo, que chegou a ligar para a presidência da CBF logo após a partida. Agora, com o afastamento confirmado, a crítica de Arnaldo Ribeiro sobre o impacto na carreira do árbitro ganha contornos de realidade.